Como prometido no vídeo Dicas para Aprender Francês (https://www.youtube.com/watch?v=pI6kD1TXcPs) eu falei que indicaria alguns filmes franceses.

Confesso que muitos dos filmes franceses não me agradam, por que a maioria deles são puro drama, o lado bom é que eles são profundos, o lado ruim: eles são profundos!

Maaaaas, existem comédias que fazem o maior sucesso aqui na França, com seus respectivos comediantes famosos. Estes filmes são uma versão mais light na qual você não precisa exercitar mais nada na sua cabeça além do riso!

Então vamos lá! 

COMÉDIAS

- Babysitting e Babysitting 2 ( O segundo é no Brasil!)



- LesVisiteurs (O  primeiro é bem antigo mas MUITO engraçado, e o quarto filme está passando nos cinemas)


- Asterix & Obelix ( todos os filmes, são legais, são engraçados, e são em Francês!)



MODA

Pra quem gosta de moda, indico o filme Coco antes de Chanel, que conta a vida de uma das maiores estilistas de mundo :) 

Tem também o filme St Laurent, seguindo a mesma linha



























CLÁSSICOS

Pra quem gosta dos clássicos, tem uma trilogia, chamada trilogia das cores ( O nome orginial dos filmes são Bleu, Blanc, e Rougem mas na tradução para o português a trilogia das cores também se mistura com o lema  da França: liberdade, igualdade, fraternidade)

Que são:

- A liberdade é azul
- A igualdade é branca
- A Fraternidade é vermelha



ROMANCES

Filmes do Louis Garrel, uns anos atras, lá por 2011 por aí eu gostava dos filmes dele, embora hoje em dia acho sem graça por que filmes hollywoodianos sempre serão meus queridinhos,  maas pra quem quiser dar um rolê por Paris e assistir romances malucos aqui vão alguns nomes de filmes deste galã:

- Canções de Amor
-  Os Sonhadores































Filmes franceses para 2016: http://www.peliculacriativa.com.br/2016/04/18-filmes-franceses-que-chegam-aos-cinemas-em-2016.html

Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:


sofiapiassi@gmail.com









Ah já começando a contar sobre fevereiro:

14 de fevereiro, é Valentine's Day aqui na França também (igual nos EUA e em outros países também) 

No ano passado Clément me levou à Cannes, na reviera francesa. 

Aqui as fotos do ano passado: http://www.sofiapiassi.com/2015/03/viagem-para-riviera-francesa-cannes.html

Aquilo foi um sonho. Então este ano, eu levei Clément à um jantar romântico, aqui dentro de casa mesmo, organizado por mim (e claro, tive ajuda do pai do Clément, que é nosso vizinho, e deixou eu preparar tudo na cozinha dele (leia-se: me ajudou a cozinhar) e também me ajudou a trazer aqui pra casa sem que o Clément nos veja! <3






Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:



sofiapiassi@gmail.com






Oi gente, cumprindo a minha promessa pra vocês e principalmente para mim mesma:
Vou continuar escrevendo no blog como se fosse meu diário. Eu já tenho posts escritos sobre alguns dias de fevereiro, março e até agora hoje aqui em abril...




Mas, vamos primeiro, recapitular o que aconteceu em janeiro! (Dezembro vocês já sabem, teve neve, mas também calor, rolês de bike, e visitas da mamãe e Sarinha...)  



Janeiro teve neve, claro...





Janeiro também, um mês onde logo depois da virada de ano, e a gente sempre faz promessas, planeja coisas boas para o ano e etc.

 Eu planejei que queria emagrecer. Mas foi só no dia 20 de janeiro que eu comecei minha dieta (reeducação alimentar), por que no dia anterior eu tinha ido ao médico, nada demais, só me preparando para a alergia ao pólen mesmo, mas o medo de ficar doente e a vontade de viver uma vida melhor sempre nos motiva logo que saímos do escritório de um médico não é mesmo? 

Então, do final de janeiro pra cá, eu já perdi quase 15kg, não vi nenhuma diferença no meu corpo, continuo me sentindo bem com ele, mas não tenho ficado enjoada, nem com dores de cabeça ou com gastrite :D E essa é uma parte boa né? A minha alimentação passou a ser verduras, legumes, frutas. E MUITA FRUTA :D Aprendi a cozinhar coisinhas gostosas e saudáveis...(Depois mando receitas!)

FRAMBOESA <3




A reeducação alimentar me fez bem, mas uma vez ou outra eu e Clément vamos ao restaurante chines, que é buffet à volonté! <3 (Como aqui não tem rodízios, então esse é o equivalente à comilança, a comida chinesa é saudável de um certo modo, mas obviamente também outras coisas na qual a gente devia maneirar)

Ainda nas resoluções de ano novo, logo depois das férias de natal e ano novo, eu e Clément fomos a uma loja de fotografia pra imprimir um cartão para dar para os vizinhos e pessoas que nos desejaram felicidades no casamento. Aqui na França é o costume dar cartões de agradecimento dentro de um envelope bonito depois que casamos. (É, até hoje não tinhamos feito isso!)


Ah, falando nisso, eu e Clément ainda temos que imprimir mais cartões pra família da Córsega :D

Mais coisas que aconteceram em janeiro:

- Pintei meu cabelo de rosa


- Continuei indo aos esporte do programa da faculdade:

Patinação no gelo <3


Escalada :D



Claro que também tem rolês de roller-skates e de bike por ai né..



Lembram que eu falei que não fiz muito amigos aqui ainda? Então, preciso contar que agora já fiz alguns sim!

Estas são Léa e Lanfei, Léa é uma camponesa que mora nas montanhas aqui perto de casa, adora neve e filmes do Charles Chaplin. Lanfei é uma estudante que veio da China (fizemos até uma janta lá na casa dela, um jantar chinês <3) e ela adora jogar um jogo no computador que eu não sei qual é. :D Ambas estudam comigo. 

Essa foto foi em uma das festinhas da faculdade (as chamadas soirées) não foi uma grande festa, na verdade, estavam todos sentados em uma mesa do lado de fora deste bar. Estamos do lado de dentro jogando sinuca, por que quando foi que vocês já me viram sair de casa pra ficar só sentada? Mas a minha turma é bem legal. Depois falarei mais deles. :)


E falando em amigos, eu fiz alguns bem legais no grupo de dança latina que entrei (também parte do programa de esportes da faculdade) Já postei video da gente dançando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=SX08_5A0M34 E com certeza vou fazer mais vídeos falando deles! Essa foto foi no Carnaval Brasileiro, evento organizado pela faculdade :)

Na foto temos gente de diversas nacionalidades e eles são bem legais!

PS: Sei que não estou montadíssima, mas acabei indo tarde ai fui com qualquer roupa mesmo!

PS: Não sei evento foi em Janeiro ou Fevereiro mas devo contar sobre fevereiro no próximo post de qualquer forma! :D




Janeiro também é o aniversário da tia Nice, do papai e do meu irmãozinho Cacá. <3 Vibrações positivas para eles! :D



Este foi o meu mês de janeiro! :D  Um beijo!




Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:



sofiapiassi@gmail.com






É isso mesmo! Você não entendeu errado!

Na semana passada eu resolvi a fazer vídeos, em meu canal no Youtube, voltados para brasileiras(os) que gostariam de aprender francês, isso seria como uma ajuda para eles, e para mim também, que estou estudando francês (digo, francês, PERFEITO, pra poder terminar a faculdade jornalismo aqui na França.)

Eu comecei a estudar francês alguns anos atrás. E moro aqui na França a quase um ano e meio. Então achei que seria legal dar aulas e ajudar quem gostaria de aprender.

O primeiro vídeo é só de dicas (e valem pra outros idiomas também!) Assista!


Versão escrita do vídeo:

1 - Adesive a casa toda com os nomes dos objetos, cole um post-it (sabe aqueles bloquinho de notas /lembretes?) então a cola deles não vai prejudicar sua casa e tem outros tipos de  adesivos que também são tranquilos… Assim você vai saber como falar e como escrever todos os objetos!

:) depois de memorizar e você não precisar mais deles pela casa, monte um livro com eles  e sempre que tiver duvidas você pode pegar de novo, ou deixe os papéis na reciclagem ou dê pra alguém que queria aprender francês também. 

2 - Assistas Series e filmes: Se você não gosta filmes francêses (até por que é um gênero que não agrada a todos). Baixe o seu seriado favorito dublado em francês e coloque as legendas em português (pode não ficar 100% sincronizado mas dá super certo!) Depois de um tempo coloque a legenda em francês (ou baixe a versão “malentendant" que é a versão  com audio descritivo (pra pessoas com deficiência auditiva)
Donwload = télécharger 

3 - Faça amigos na internet, e se você mora na frança, sai falando com as pessoas mesmo.
Na internet tem vários sites de bate-papo proprios pra aprender línguas
(google it!)

5 - Músicas! Se você não conhece muitos artistas franceses, titio google tá ai pra isso, e eu também vou passar 5 nomes que gosto muito de ouvir, desde os mais vintage até os mais contemporâneos!

Anota aí:
  • François Hardy (músicas vintage)
  • Edit Piaf musicas (vintage e clássicas francesas)
  • Coeur De Pirate (Musicas fofinhas  - Ela é canadense, sotaque diferende mas é francês do mesmo jeito!)
  • Stromae  (Musicas  poppra dançar, também não é francês mas pode ajudar mesmo assim)
  • Zaz (cantora pop na França)

6 - Aplicativos,  existem aplicativos só pra memorizar palavras, use-os, todos os dias...

As dicas são estas, então se quiser saber mais, inscreva-se no canal e assista aos vídeos! Um beijo!




Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:

sofiapiassi@gmail.com
Continuando!

27 de dezembro. (Ultimo dia com mamãe e irmãzona :( aqui) Eu já comentei com vocês sobre o fenômeno que aconteceu em vários países do hemisfério norte no inverno passado?

Então. 

Fez calor. 

Era pra tá nevando à doidado. Mas estava tudo derretido. (Claro que depois voltou a nevar pra caramba) Mas nessa específica semana em que a mamãe veio nos visitar, fez calor. Em pleno dezembro.

Ainda sem desistir, decidi leva-las a estação de ski aqui perto (vaaaai que tem um pinguinho de neve né?)  

Não. Nadinha!

Decepção!



O lado positivo... É que a Sarinha tinha uma caixa de macarons pra gente comer por lá!



Pra quem não viu ainda, eu já fiz alguns posts sobre a estação de ski La Loge des Gardes, e normalmente, e se você quiser ver como é ela normalmente (no inverno), estes são os posts:

http://www.sofiapiassi.com/2015/01/dia-25-estacao-de-ski-le-loge-de-gardes.html
http://www.sofiapiassi.com/2016/03/estacao-de-ski-la-loge-des-guardes.html 







<3



Depois disso, passamos a noite jogando vide-game, (Eu tenho um jogo de dança...e aí vocês já sabem..em breve eu posto o vídeo da gente dançando!)


Depois disso... No dia seguinte foi: Aéroporto, aquela choradeira e etc.

E eu encerro aqui como foi o ano de 2015 e post sobre o ano novo eu já fiz, então clique aqui: http://www.sofiapiassi.com/2015/12/retrospectiva-2015-dicas-viagens-casamento-universidade.html 

Teve também retrospectiva dos melhores posts de dicas, lifestyle, entrevistas e etc aqui no blog: http://www.sofiapiassi.com/2015/12/retrospectiva-2015-lifestyle-cultura.html 

Então é isso galera! Janeiro e Fevereiro não teve muitas viagens nem muitas novidades mas eu farei um resulmão desses dois meses no próximo post! Um bejio!





Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:


sofiapiassi@gmail.com



Continuando...

26 de dezembro. Depois do rolê de bike na floresta aqui o link, pra quem ainda não tinha visto: http://www.sofiapiassi.com/2016/04/bike-floresta-franca.html Fomos na feirinha da cidade, que por acaso tem uma roda gigante enorme! 

A roda ficou o "período" todo do natal posicionada em frente à prefeitura. Fotos: 








Sim este post está curtíssimo! Por que queria deixa-lo separado do post do dia 27 de dezembro, onde agente foi comer macarroons na estação de ski derretida! Um beijo!




Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:





sofiapiassi@gmail.com
26 de dezembro

Depois de passar o dia 24 e 25 com as celebrações natalinas... na tarde do dia 26, resolvi levar minha mamãe e irmãzona à um dos pontos turísticos das redondezas aqui de casa:

 A Floresta de Lespinasse! (Forêt de Lespinasse)

Que inclusive, ela já apareceu várias vezes aqui blog! Pra quem não sabe, a floresta é perto da minha casa, fica à uns 20min de bicicleta. Deixo aqui o link dos posts pra você que ainda não viu a floresta: floresta na primavera , floresta no inverno e mais fotos na floresta :)

Como manda o figurino, fomos de bike até a floresta (exceto mamãe e Joelle que foram de carro) 

Acho que eu já falei tanto da floresta aqui no blog, mas não custa contar de novo....

Como é inverno, as folhas ficam sequinhas, da um ar de "outono", mas mesmo assim a noção de "ar puro" paira no ar.

Esta é a árvore centenária, como o nome já diz, ela tem mais de 100 anos!






Mais fotos ao redor da árvore:



A criança na foto (a de jaqueta jeans) queria brincar com a gente, tinham outros balanços vazios, mas ele queria o nosso... Brincamos com ele um pouquinho, depois ele até ficou com cara de triste quando fomos embora.


Mais alguns minutos de bike de volta pra casa (mamãe bateu essa foto de dentro do carro! ahahah)!



Por hoje é isso galera, fiquem à vontade pra procurar mais posts como este pelo blog ok?! :D 

E no próximo post, conto como foi andar na roda gigante em Roanne! Tem também as fotos da estação de ski que fomos no dia seguinte! Então amanhã tem mais posts novos ok?! Beijos! Até mais!





Quer ser meu/minha amigo/amiga? Tem alguma dúvida? Quer acrescentar algo? Quer mandar um beijo pra mim, pra sua mãe ou pra Xuxa? Comente abaixo ou fale comigo por um desses meios: 
Si vous voulez parler avec moi, être mon ami(e), contactez-moi:





sofiapiassi@gmail.com