Ficando Doente Na França


Oi gente. Hoje eu resolvi contar um pouco pra vocês como funciona a assistência médica, seguro saúde, farmácias e etc... Aqui na França! Bom, pelo menos, como funcionou comigo: 

Começando pelo seguro saúde, que é obrigatório para turistas. Eu pedi ao Clément que comprasse para mim antes de eu vir para a França. Agora que eu casei, eu tenho o mesmo seguro que ele. Então vou contar pra vocês como foi minha experiência aqui. 

Quando a primavera chegou, meu nariz começou a "pingar", e demorou um tempo pra eu entender que eu estava com alergia a pólen (o que eu nunca tinha tido no Brasil). Apareceu na TV daqui um "Alerta ao Pólen" avisando as áreas onde haviam maior intensidade. Clément também me explicou que este ano está sendo mais complicado por que mais pessoas que nunca tinham tido alergia a pólen começaram a passar mal. Eu tirei essa foto da TV pra mostrar pra minha mãe:


Eu entendi, depois de um tempo, que para o meu corpo, tudo aqui é novo: comidas, plantas e etc. 

O que fez com que eu fosse ao médico. 

Como funciona isso aqui na França: No meu plano de saúde, eu pago a consulta do médico e depois parte dela é reembolsada. 

Vou explicar: Eu paguei 23 euros pela minha consulta, depois disso o seguro me reembolsou 15 euros. 

A parte boa: O médico me deu uma receita com todos os remédios que eu precisava. Eu entreguei na farmácia e peguei, de graça. Simples assim. No papel está escrito que eu posso fazer isso 5 vezes. É só ir à farmácia e pegar mais remédios quando acabar. Assim, eu não gastei nada comprando medicamentos. Santo papel! (Claro, que cada médico vai passar uma quantidade diferente pra cada paciente, isso é meio obvio gente!) 


Depois de duas semanas tomando os remédios, eu comecei a tossir. Piora da alergia a pólen. Retornei ao médico, que me disse que eu estou com uma traqueite (calma gente, agora eu já estou quase 100%!) que é uma inflamação na traqueia. Além dos remédios eu também precisei usar um nebulizador. Novamente, com o papel dado pelo médico, a farmácia me entregou todos os medicamentos sem cobrar nada, e mais um nebulizador(ok, o nebulizador eu terei que devolver semana que vem) eu fiquei feliz por que eu não tive que me preocupar com muita coisa. Fiquei alguns dias meio sem sair de casa pra evitar contato com o meio ambiente.


Mais informações para você que está vindo morar na França: Aqui, neste link, da Comunidade Brasileira na França, eles explicam o que é Carte Vitale, Mutuelle, e como isso funciona direitinho: http://www.comunidadebrasileiranafranca.com/o-complexo-sistema-de-saude-da-franca/

É isso gente, post não muito longo, só pra avisar que eu estou bem e continuarei postando todos os dias.  Um beijo!











0 comentários:

Postar um comentário