Brasil x França: Grande diferença número um

Reprodução

Oi gente!


Hoje eu acordei e resolvi criar um novo "quadro" aqui no blog. Vou falar sobre diferenças entre o Brasil e a França. E a primeiríssima grande diferença que eu conto pra vocês é:


COMO OS FRANCESES VEEM A FRANÇA E COMO OS BRASILEIROS VEEM O BRASIL


Eu, brasileira, já morei em todas as regiões do Brasil : Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Eu morei em vários estados de cada região e já cruzei o país de carro. E, também, já fui de Recife à Argentina de navio. 

Usei o aplicativo Mark O' Travel para marcar onde já morei, visitei e a porcentagem conhecida do país.


Mapa com o estados que eu já morei(provavelmente estou esquecendo algum, mãe, me ajuda!)



Mapa com o estados que eu já visitei(provavelmente estou esquecendo algum, DENOVO, mãe, me ajuda!)


E ainda assim, tem MUITA coisa desse Brasilzão que eu não conheço. Muita cultura que eu ainda não vi. Mas tentarei resumir o pouco que sei, do pouco que conheci.

Sobre a França, conheci um pouquinho também. Mapa da França e estados que eu já visitei(importante pra mostrar que conheci várias cidades na França que estão bem longe de Paris e possuem uma beleza incrível):


Mapa do mundo com Países que visitei(Coloquei a Alemanha no mapa, mas não considero como um país visitado e sim um lugar que "passei por lá", conheci o aeroporto, ganhei um carimbo no passaporte e fiquei algumas horas por lá e é só.)
Pra lembrar da importância da América Latina.




Primeiro, sobre o Brasilzão:

COMO OS BRASILEIROS VEEM O BRASIL



Reprodução

- Há muito tempo que muita gente diz e, até hoje,  a galera continua dizendo: América do Norte é melhor, Europa é melhor, Brasil é uó.


- As crianças aprendem desde pequenas: " A Europa é melhor".

- As crianças depois de que crescem e já são adultas: " A Europa é melhor".

- Brasileiros tem motivos pra reclamar do Brasil(saúde, educação, etc).

- Brasileiros tem motivos pra reclamar dos Brasileiros(roubos, assaltos,violência, estupros, etc)

- Brasileiros tem motivos pra mudar algo nos Brasileiros(preocupação com os itens citados acima)

- Brasileiros (a maioria) não fazem nada pra mudar todos os itens citados acima  (nem o "bom dia" pro porteiro rola!)

- Poucos Brasileiros conheceram o próprio país antes de viajar pra Europa, EUA, Canadá, Austrália, Japão etc.


- Poucos Brasileiros sabem que as praias do nordeste estão entre as mais bonitas do mundo, e que  existem danças e comidas típicas em cada estado como se eles fossem um país diferente, e que "os gringos" adoram isso.

Sobre a França:

COMO OS FRANCESES VEEM A FRANÇA



Reprodução

- Imagina se eles ouviram a vida toda mesma coisa que nós Brasileiros: Europa é melhor! ?? (oh my God!) Daí você entende por que o nariz em pé de alguns. Vem do berço! Embora isso ajude de forma positiva, por que  dá auto estima e confiança em tudo que eles fazem.

- Franceses estão sempre preocupados com a poluição do ar, sustentabilidade;  sobre o que é ecologicamente correto em seu país (ok, acho que é pra compensar o fato de que eles fumam DEMAIS)

- A maioria dos franceses nunca reclama do próprio país. Quando eles reclamam de algo, a coisa é concertada, instantaneamente, de modo eficaz e todo mundo coopera. (Há muita controvérsia nessa parte por que existem aqueles que criticam o próprio país, pois é, acontece até aqui!)

-Os franceses nunca reclamam dos próprios franceses. Inclusive, aqui é mais difícil ver alguém zoando alguém. Se você fizer piadas racistas ou homofóbicas(como é comum no Brasil) todo mundo vai te olhar torto como se você fosse um estuprador/serial killer/psicopata.

- Os franceses, sabem o que eles têm de bom em seu pais e estão sempre colocando isso em evidência. Desde a sua gastronomia, mundialmente famosa, até suas belezas naturais, artísticas, arquitetônicas.... e a lista vai longe.

- Franceses, ao contrario do que muitos pensam, também valorizam os outros países. Como, por exemplo, eles sempre terão coisas positivas pra falar do Brasil: "UOW! Você foi pro Brasil cara, lá é lindo!!", "Brasil é tipo a fazenda do mundo"(as escolas falando sobre o Brasil, falando economicamente) E a lista vai longe...

Sobre as imagem-capa deste post: Eu encontrei na internet. Clément adorou a comparação, aí eu googlei e descobri que é parte de um livro.



Reprodução

"Aí está um artigo de página dupla do primeiro dos dois volumes de “Conhecer Brasil” que fazia parte da enciclopédia em fascículos “Conhecer Universal” que a Editora Abril publicou no início dos anos 80 (o livro aí de cima é de 1982). Ele mostra, entre outras coisas, que dentro da área do Brasil caberia todos os países que ficam na Europa, e ainda sobraria espaço. Notem que as fronteiras são do período da Guerra Fria, quando a Alemanha estava dividida em duas, a Tchecoslováquia e a Iugoslávia existiam e a Ucrânia, Bielorrússia (Rússia Branca) e países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia) ainda eram parte da União Soviética."

Fonte: https://www.flickr.com/photos/magiozal/2519768784/in/photostream/

Pra finalizar:

Loooonge de mim criticar o meu Brasilzão, meu xuxu <3 Ou criticar os(as) brasileiros(as) então, MENOS AINDA! Embora seja cheio de defeitos, eu levo comigo só amor. E tenho orgulho de me apresentar pra galera, "Oi, sou brasileira". Por que você não concerta nada com o ódio. A melhor arma contra o preconceito é o amor. A melhor arma contra altas taxas de estupro é não agir como se a mulher fosse um ser inferior(agir de forma machista em geral) e por aí vai. Amor, sempre :)

Um beijo gente :D

Se vocês já moraram fora e conhecem mais alguma grande diferença, comentem aqui.

5 comentários:

  1. Nos visitamos Goiás e Brasília..
    Você era criança :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mamãe ;) vou corrigir o post :)

      Excluir
  2. Adorei! Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir