Casamento na França!



Oi gente, tudo bem?! 
Continuando a história da minha vida, alguns dias depois do meu aniversário, na verdade no dia 28 de março, aconteceu o casamento.

O casamento, na verdade, foi apenas uma cerimonia civil(como chamam no Brasil), o grande dia será quando toda a família e amigos estiverem presentes. Mas, isso não quer dizer que eu não fizesse do acontecimento algo muito especial...


... Poucos dias antes do casamento, quando o Claude(meu sogro) estava me ensinando a usar a máquina de costura(por que eu adoro desenhar minhas próprias roupas mas sempre dependo de alguém que as faça)  eu resolvi fazer uma capa pro casamento, algo simples, que seria legal. Comprei um metro de tecido branco de um marroquino no mercado de Roanne.

Acho que eu estava vendo muito Regin, um seriado sobre a rainha da Escócia na corte francesa onde eles usam essas capas bonitas e antigonas e tudo mais...

Reprodução

Dolce & Gabbana Inverno 2015 pra Milan Fashion Week (Reprodução)


E, com essa ideia de fazer a capa, a minha amiga Chantelle se propôs a ajudar(como contei no post sobre meu aniversário). Nós fomos num brechó beneficente e acabei comprando um véu e luvas (por que na França mesmo no começo da primavera faz bastante frio!) 

Daí, a coisa foi crescendo...  uma capa..véu..luvas.. Joelle comprou um vestido branco pra mim, que dá pra aproveitar nesse verão e tudo mais... 

E eu teria capa, véu, luvas, um vestidinho.. então,eu comprei um presente pro Clément na HM: uma gravata borboleta. E, com a ideia da gravata borboleta ele comprou um desses terninhos da HM, que você pode usar no dia a dia ou pra ir pro trabalho mais arrumadinho e tudo mais. Nesse dia eu até aproveitei que estávamos ali pelo comercio e comprei uma meia calça branca de bolinhas!


Com quase tudo resolvido, UM DIA ANTES DO CASAMENTO a gente resolveu arrumar nossas bicicletas. Diz a lenda que colocar latinhas, coisas barulhentas atrás do carro/carroça/carruagem/bicicleta espanta os maus espíritos!



E lá fomos nós, comprar latinhas. Ficamos um tempão no super mercado(lembrando que isso tudo foi um dia antes do casamento) escolhendo entre coca-cola, sucos em lata(tem bastante aqui na França).Até que encontramos o Tropico, um suco com uma embalagem divertida. Compramos o pacote com 6, (depois a gente comprou também um pacote de pão com chocolate e fomos sentar no parque comer e beber aquilo) ainda no super mercado encontramos um baú onde você pode colocar tampinhas para a reciclagem, e lá pegamos  algumas tampinhas coloridas pro enfeite.  



Você, dono da Tropico, por favor, mande um estoque pra gente por que esse suquinho é puro amor.

À noite, Clément recortou os quadrados de papelão e eu desenhei. Claude me ajudou a fazer as cordas e depois colocamos nas bicicletas!





O DIA SEGUNTE: DIA DO CASAMENTO

O casamento estava marcado para as 11h e eu tinha hora marcada do salão de beleza aqui do lado pra colocar o véu 10h30min.
Eu saí do banho mais ou menos nessa hora. Pedi à Joella pra avisar a cabeleireira que eu iria me atrasar meia hora.
Enquanto isso Clément foi em Roanne buscar Alae(lembram do fotógrafo, amigo nosso, que eu falei sobre, dois post atrás? ) que veio ao nosso casamento prontamente pra nos prestigiar e fazer fotos alucinantes! :D

Enquanto Clément tinha ido buscar Alae, eu estava lá, passando creme e fazendo minha maquiagem. A roupa já estava separada e tudo mais; então, eu peguei o babyliss emprestado da Manon (minha cunhada) e fiz vários cachinhos e fiquei igual um anjo de desenho animado. Coloquei o vestido, uma blusa de manga longa de renda por cima e mais um blazer(por que estava bem frio!)
E  corri pro salão que é aqui ao lado pra colocar o véu! A moça do salão fez tudo bem rapidinho e ficou tudo perfeito. Eu já estava pronta pra ir pra prefeitura (que fica entre a nossa casa e o salão)



Eu e Joella fomos as primeiras a chegar. Eu fiquei na sala do prefeito, junto com o próprio prefeito e mais 2 ou 3 funcionárias. Enquanto eu esperava lá dentro, Clément chegou e ficou do lado de fora ajustando os penduricalhos na bike.






Eu esperei na sala do prefeito enquanto todo mundo se ajustava na sala ao lado onde aconteceu a cerimonia de casamento, ( tem um quadro enorme com a foto do presidente da França ).

O que eu fiz enquanto eu esperava lá?

Eu liguei pra minha mãe (videochamada). Ela e meus tio(as): Dudu, Nice e Marilene, acordaram às 5 da manhã para assistir a cerimonia via internet(me senti no casamento royal/england).



Ok, eu estava lá na sala do prefeito, falando com eles. Mamãe, tio dudu e minhas tias, eufóricos, perguntavam: Cadê Clément? / Não chegou ainda?/ Olha o prefeito tá usando aquelas faixas, todo uniformizado!/ e etc...

Manon também estava lá. Dei meu celular pra ela (que ficou em pé durante toda a cerimonia, transmitindo o vídeo ao vivo). Eu peguei meu buquê de tulipas roxas(escolhi tulipas roxas por que eu gosto de tulipas e minha mãe principalmente, e a cor roxa em tulipas para casamento tem um significado legal :D)

E, eu entrei na sala. Todo mundo estava lá. A primeira coisa que eu avistei foram os olhinhos brilhando de Clément. Depois, todo mundo que estava lá olhando pra mim. Eu era o centro da atenção, inclusive o quadro na parede, do presidente da França, parecia estar olhando pra mim.



Nos sentamos, o prefeito falou algumas palavras em Francês que eu não lembro bem se eu entendi. Estávamos todos em silêncio, ouvindo. Eu estava meio nervosa nesse dia, então eu tenho meio que uma amnesia de alguns fatos que ocorreram: Como Manon, que estava com o meu celular filmando o casamento, simplesmente apareceu, toda sorridente, com a almofada em formato de coração que Chantal tinha feito pra mim? E minutos depois ela estava lá com o celular, outra vez. Todos em silêncio e só se ouvia mamãe e as tias gritando: "olha lá!Olha as alianças!!" (acho que o áudio delas havia voltado nessa hora, e voltado com força!) Por que mamãe disse que assistiu tudo, a imagem travou alguns minutos mas deu tudo certo no final.





Enquanto isso tudo acontecia, Alae fazia várias fotos. Clément sorria, ele estava vermelho, durante alguns segundos parecia que a gente ia chorar mas a gente só conseguia sorrir.
Na saída, eu, Clément, nossa família daqui e o prefeito fizemos algumas fotos...



Depois, nós pegamos nossas bicicletas e fomos dar uma volta pelo nosso vilarejo fazendo muito barulho, espantando todos os maus espíritos de uma vida inteira!






Depois disso, chegamos em casa. Alae também tirou algumas fotos com a Polaroid (cara, esse cara é muito fotografo, demais!)




Em casa rolou um pequeno brunch(um lanche) só pra nossa família, o prefeito e algumas funcionarias que estavam lá, (uma delas tirou foto da gente pra publicar no jornal local!)
Teve champagne, e as taças tinham açúcar ao redor. Tomei duas taças por que metade delas eram açúcar(e eu não me aguento quando o assunto é açúcar!)

Alguns vizinhos apareceram pra nos dar felicitações e tirar fotos.

Enquanto isso eu falava no telefone com mamãe.


Após o brunch(aperitivos e champagne), quando o prefeito e as funcionárias foram embora, teve um almoço familiar. Depois eu e Clément fomos levar Alae de volta a estação de trem, pois ele precisava voltar à Lyon. Enquanto isso, no carro, Alae passou as fotos pro meu computador e eu logo enviei pros Xuxus, meus amigos do Brasil, que já apareceram em vários posts por aqui.

Mais tarde, eu Clément, Manon, Joelle e Claude fomos até a floresta (já fiz um post sobre ela) bater fotos por ali onde tem a arvore centenária.










À noite, o pai de Clément fez reservas em um restaurante chiquérrimo pra comemoração, e lá fui eu trocar roupa e aprimorar os cachinhos outra vez e ir para  a comilança!


*******************************************

Na semana seguinte, a tia (também é madrinha) do Clément veio passar o final de semana com a gente. A família da mãe do Clément, que mora  nos arredores veio pra cá também e rolou vários bolos e tudo mais.


É do costume dos franceses, os noivos cortarem os bolos e servirem todo mundo, eu pareço chateada na foto, mas só estou preocupada com os bolos na minha mão ali. haahahahah











Foi um dia maravilhoso, ensinei a dança da manivela pra galera (inclusive fui convidada pra ensinar essa música na aula de zumba! Foi o maior sucesso)

Depois de comer os bolos, eu e Clément fomos dar uma volta de bicicleta enquanto os primos e a criançada se divertiam na quadra de futebol e basquete que tem aqui perto.
Depois a família toda se juntou pra uma foto ali mesmo.
Essa é a minha família por parte do Clément por parte de mãe:



Voltamos pra casa, e a comilança continuou com petiscos, queijos e etc. e foi assim até umas 9 horas da noite. Foi um ótimo domingo de páscoa!

                                          *****************************************

Daqui a um tempo, teremos outro casamento.
Por que outro?
Por que a minha família, tanto por parte de mãe quanto por parte de pai estão no Brasil e a família por parte de pai do Clément(que também é bem grande) moram na Córsega(uma ilha no sul da França)

E é isso, esse provavelmente foi um dos posts mais longos que eu já fiz aqui no blog. Eu espero que eu não tenha esquecido de contar nada, por que eu quero lembrar de tudo que aconteceu nesses dias lindos, para sempre.

Hoje, dia 28 de abril, completamos um mês de casados, Clément me trouxe flores e jujubas.




                                          ******************************
***********
ATUALIZAÇÃO:

Como eu já falei algumas vezes, eu já sabia que ia acabar comemorando o casamento pelo menos umas 3 vezes, dado que a família do Clément é de um lado da Córsega (uma ilha no sul da França, perto da Sardinia/Itália) e outro lado lá de Rhône-Alpes, mais a minha família que está la Brasil e tudo mais...  Então pra você que não viu o post sobre como foi o meu casamento e comemoração com a família na Ilha ad Beleza, Córsega, aqui vai uma prévia do post (link: http://www.sofiapiassi.com/2015/09/casamento-na-corsega.html)


Foi na casa da Vó de Clément, que mora no alto de uma montanha na Córsega, em um vilarejo chamado Olmo(Olmu no idioma nativo), ela tem um jardim bonito, muitas flores, a tia do Clément, Magali, colheu algumas hortênsias que ficaram na decoração da mesa. A família de Clément queria cozinhar algo "chic" mas eu e Clément sempre preferimos pizzas ao invés de qualquer comida refinada. hahahaha. (Continue a ler clicando no link acima!



20 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me emocionei e esqueci de digitar :)

      Excluir
  2. Parabéns. Felicidades... Que todos os dias sejam com paz, harmonia, compreensão e amor. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sofia sua lindaa !! Parabéns amiga, ficou tudo muito lindo !! *-*

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeei! Que lindo, Sofia! Parabéns :D <3

    ResponderExcluir
  5. seu noivo e françês ? que lindos, amei seu casamento pareceu uma historia de filme françês rs =D. Felicidades. http://francesasarcastica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lindooos, muitas felicidades para vocês dois! Fiquei encantada com a tradição daí. Acho tudo muito fofo, as bicicletas com as latinhas, o vestidinho, enfim, tudo.. awn.. *-*

    ResponderExcluir
  7. Sofiaaaaa.. Caraaaa daria um livro, amei tudo, a ideia da capa, das latinhas, foi um casamento lindooo, único e diferente!
    Amei conhecer seu blog!!!!!!!!


    www.letsgogirls.com.br

    ResponderExcluir
  8. estava procurando outra coisa e achei seu blog ... Gente !!! Tudo lindo e Muito original !!! parabéns e toda felicidade do mundo !!! hahaha até me emocionei , principalmente vendo sua família assistir por vídeo . tbm caso no fim do ano no (civil) na frança e como minha família ainda não vai poder estar toda aqui ... estava me sentindo uma "ET" hahaha , de me casar sem a família perto e tendo que mostrar tudo pelo Skype...Afinal só vão poder estar aqui no meio do próximo ano pra próxima cerimonia :) Mas hj em da é tudo muito natural ;) daqui a pouco está todo mundo pertinho... Beijos Sofia )))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tassia! O que você tava procurando? hahahah <3

      Obrigada, a gente deve comermar no Brasil ainda tb né!

      E você? Como está indo seu casamento?

      Excluir
  9. Que lindo, pareceu ser super divertido. Adorei as ideias e as fotos ficaram ótimas. Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ceci! :D Felicidades pra você também!

      Excluir