Sobre comprar em brechó e a chegada da primavera em Saint Vincent de Boisset


Oi gente! Depois de voltarmos de Paris e viajarmos para Lyon, eu, Clément e nossa família, fomos convidados pra um almoço na casa de amigos nossos, Chantal e e Serge, um casal de franceses super amáveis e conhecem os pais de Clément há anos, inclusive, lembro-me de ver Chantal nas fotos do casamento do pai e da mãe dele quando eles me mostraram.  Eu fui recebida por esse casal maravilhoso de braços abertos. Chantal se propôs a fazer a capa que eu desenhei para meu casamento. E assim ela o fez, perfeitamente. Mostrarei aqui no blog em breve!
 Aproveitando que estávamos na casa de Chantal que fica situada na vila Saint Vincent de Boisset, que é uma pequena cidade aqui da França com uma vista bonita dos campos, Eu resolvi tirar umas fotos do meu mais novo casaco de 12 euros, feito de pele falsa e comprado no brechó.
Eu sempre comprei em brechó, em Volta Redonda(a ultima cidade que eu morei antes de vir para a França) eu lembro de ir fazer compras no brechó com minhas amigas/amigos, arrastei todo mundo pra lá. A Priscilla, uma amiga jornalista inclusive até me chamou pra participar de uma matéria do jornal local sobre brechós. 
Uma vez, em Belo Horizonte, fiz amizade com uma garota vegana muito legal, ela me disse que os brechós estão livres da crueldade pelo fato de ser um mercado que "já girou!" e aí é ok comprar até mesmo couro neles. Depois disso conversei com outros veganos que diziam discordar totalmente do assunto. E essa é uma discussão que nunca tive a resposta. Mas não é sobre isso que eu gostaria de falar, eu gostaria de dizer que eu sempre adorei comprar em "lojas fast-fashion" e sempre amei aquelas roupas maravilhosas de um precinho acessível. Mas aí toda semana eu recebia um email do Greenpeace reclamando de alguma delas e ficava toda chateada.. Aí depois eu vi o documentário (aqui o link da matéria da Exame e dos 5 episódios pra quem quiser!) das(os) blogueiras(os) de moda que foram ver a realidade da onde vinham as roupas baratinhas. E a grande explicação para isso é a de que, varias empresas, até mesmo você se quiser começar fazer algo de sucesso, tem a opção de produzir com a "mão-de-obra barata" e aí meu amigo(a) pesquise o que diabos seria isso.
Aqui um teste bem legal pra você saber "quantos escravos trabalham pra você", baseado nas coisas que você consome, não só roupas, mas carros, eletrônicos, comida, tudo o que você tenha em casa!
Aí voltando pro assunto brechó, eu achei- (opinião minha e talvez eu não tenha razão, nesse caso, me corrijam) -que  seria legal uma vez ou outra incentivar as pessoas a comprarem em brechós. 
Pelos seguintes motivos:
- É ecologicamente legal! Por que é meio que uma reciclagem! :D
- É barato e não machuca ninguém(outra vez)
NÃO É DEMAIS?

Reprodução
Se você ainda assim é totalmente contra e não vê nada legal em comprar no brécho, tenta experimentar a roupa da sua irmã, irmão, tia amigos que eles não quiserem mais, acho que um intercâmbio fashion não faz mal a ninguém!

 CHAMA TODO MUNDO!

Reprodução

Olha gente, longe de mim dizer pra vocês fazerem algo drástico, mas seria legal começar diminuindo o consumo de coisas que não precisamos, se você pensar comigo, sobrará mais dinheiro pra você aproveitar a vida e fazer coisas legais, viajar, descobrir coisas novas, investir nos estudos e etc...
Agora voltando pro assunto, Saint Vincent de Boisset. Desculpe o enorme (nem é tão grande assim) texto acima, mas eu queria explicar sobre o casaco que eu estou usando nas fotos abaixo.
Então voltando na parte que eu estava indo pro almoço na casa de Chantal e Serje, depois de comer, nós fomos conhecer o lugar ao redor, que era muito bonito.
O por que da caminhada depois do almoço? Na França eles comem muito quando se reunem, por que (como eu já falei no post sobre o aniversário em família da tia do Clément) eles comem em fases, entrada, depois sei la o que, depois dez pratos.... Aí só dando uma caminhada pra não matar o estômago do coração por que ainda vem a sobremesa e é só alegria!

Reprodução


Aí pelo caminho começou a caçada, aqui na França é do costume deles procurarem a violeta, que é uma pequena flor roxa. Por que inverno todas as plantas ficam num estado morto/dormindo e aí quando a primavera vem chegando a primeira flor que aparece é a violeta. Aí a gente sai na busca por ela!
E VOILÁ! (Eu fui uma das últimas pessoas a encontrar e olha que tive ajuda do Clément hahaha)






Mais fotos:










31 comentários:

  1. eu tambem amo brechó, mas aonde eu moro se fala bazar <3 tanto mimos http://francesasarcastica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beckaaaaa :D
      você por aqui denovoo :*
      Aaa, eu já morei em algumas cidades que chamavam bazar tb!
      :D um beijo!

      Excluir
  2. Adorei a matéria, adorei seu blog bjs

    ResponderExcluir
  3. aiiiiiiiiiiiw que fofo, amei seu post e você é muito linda.
    Amo esse clipe dos gifes kakakakaka
    http://glamodaon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu também adoro hahaah :D

      Excluir
  4. Oi tudo bem?
    Concordo parcialmente com vc sobre os brechos, pq querendo ou não por exemplo vc pode comprar um casaco de pele animal, ele pode ter passado por varias outras pessoas, mas mesmo assim não deixa de ser de animal. è uma pena, pq querendo ou acho q os brechos incentivam a venda destes itens, pq atiça a vontade ter mais e mais produdos de origens animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liaa :D

      Então, eu também não compro nada animal(nem mesmo couro e nem mesmo em brechó), há quem acredita que é ok e a quem discorde, como eu expliquei acima eu nunca tomei uma posição sobre tal assunto pois é uma discussão que eu ainda não formei uma opnião pra, agora acho que entendi pq você concorda parcialmente comigo, pq tem sua posição tomada e eu (como sempre) ainda não obtive resposta sobre tal discussão por que conheci veganos e veganas que concordam e discordam.

      Obrigada Lia!
      Um beijo!

      Excluir
  5. Quado eu morava no Canada eu comprava sempre em Brecho. Roupas lindas e de marcas famosas por preços ótimos. Aqui no Brasil compraria sem problema, mas não encontro nenhum brechó com roupas legais!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, no Brasil é mais difícil, mas quem sabe você não encontra um bacana! Por que eu lembro que no Brasil eu sempre achava as coisas mais legais nos mais simpleszinhos! hahaha (mas entendo cada cidade é uma cidade!)

      Excluir
  6. Oi Sofiiiia, sua linda!
    Ah eu sempre curti essa vibe de comprar em brechó, como vc disse é bacana e é uma boa para poupar grana. Aqui no Rio existem inumeros brechós mas a maioria ou é bem ruim ou é tudo muito caro. Eu mesma já fui em 2 que tinham roupas de 300 reais, algo que vc poderia comprar extremammente nova na loja, tipo um absurdo.
    Eu to atrás de brechós de móveis, pq tenho mania de redecorar então acho bacana encontrar móveis velhos ou antigos e fazer uma reforma bacana e usar numa nova decoração ;)
    Enfim... amei suas fotos e a florzinha roxa é um mimo <3
    Bjo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Barbara! <3
      Sobre o brechó como eu falei pra Ariane, no Brasil é mais difícil mesmo mas eu sempre achava alguma coisa nos brechós mais simples! :D
      Sem contar que o intercambio com as amigas também rola!!

      Excluir
  7. Como você, adoro um brechó. Sempre encontro coisas bacanas :D
    Suas fotos continuam lindas!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Sofia linda <3 Como você está? Já estou imaginando a primavera na França, vontade de viajar bateu no peito agora haha Eu não tenho problemas em comprar em brechó, ainda mais quando encontramos umas peças que valem muito a pena. As vezes encontramos uns vestidinhos, casacos, só montar uma composição e voilá temos um look lindo e baratinho. Faz pouco tempo que conheço seu blog mas amo seu estilo e seus looks. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! To bem! E você?? :)
      Brechó pra vida!! Hahaha :)
      Obrigada Érika, eu fico muito feliz de ler isto :D

      Um Beijo!!!

      Excluir
  9. Ainda tentando absorver a informação de que você comprou esse casaco de pele maravilhoso por 12 Euros, sério. Lindo demais! Acho que eu vou começar a te mandar Dilmas pra você trazer umas roupas pra mim quando vier me visitar mulher!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar! O problema é ter onde usar. Embora seja pele falsa (acho que você sabe q é pele falsa também pq eu as vezes chamo só de "casado de pele" também! :) hahahaha ) ele é bem quentinho <3 má oeee vem pra cá Débora!

      Excluir
  10. Fiquei muito feliz que gostou do meu blog, volte sempre :3
    Tambem gostei muito do seu e voltarei.

    Sobre o post, gosto bastante de comprar em brechós ou naqueles grupos do facebook em que as meninas trocam as roupas e tudo mais. O problema das fast-fashion é praticamente o mesmo das lojas "caras". As caras, tem muitas que fazem do mesmo jeito, porém cobram o triplo =/
    ;**

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda!

      Obrigada pela visita :) seja sempre bem vinda! :D

      Quando as lojas que fazem isso... A sacanagem é tripla né!!! :)

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Então, não tenho nada contra onde comprar roupa, só sei que pra mim oque vale é se você está se sentindo bem com oque está vestindo não importa onde tenha comprado.

    Gostei muito do seu blog, do post, dos gifs e das fotos *-*

    Beijos, Marcela
    http://bloggrascunhosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela :)
      Claro, todos nós temos nosso livre arbitrio!
      Seja bem vinda ao blog:)

      Um beijo!

      Excluir
  12. Sofia,
    É a segunda vez que leio um post seu e você tem um jeito muito agradável de descrever suas experiências! Adorei conhecer um pouco mais sobre seu hábito de comprar em brechós. Tenho vergonha em dizer que nunca entrei em um. Não é por preconceito, mas pela falta de iniciativa de minha parte – e de interesse também. Sou o tipo de mulher que não gosta de ir às compras. Quando preciso de uma peça de roupa, vou nas mesmas lojas – direto nas araras que conheço – e pronto. Não dedico tempo para pesquisar melhor e conhecer outros lugares, porque o processo me irrita. :/ Eu sei, preciso aprender a mudar isso e me divertir vendo novidades.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!
      Primeiramente obrigada! Eu fico muito feliz em ler isso :D
      Ah, quando as compras, é isso mesmo garota, comprar o que precisamos e deixa o resto do tempo pra você gastar com a sua propria vida! Tem muitas areas de interesse nessa vida, eu por exemplo compro roupas do jeito que quero por que gosto da arte do desing das cores e tudo mais mas é o menor das minhas procupações também! hahaa

      Um beijo! Seja bem vinda e pode voltar quando quiser!

      Excluir
  13. Oi Sofia, tudo bom? Também falei no meu blog ano passado sobre o trabalho escravo e roupas baratinhas, e muitos falaram da dificuldade de nao comprar roupas assim, eu tb tenho esse problema. Sabe eu nunca fui chegada a brechó, mas depois do seu post comecei a cogitar essa possibilidade. Adoro suas fotos, são sempre lindas, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Tudo bem e você?

      Quanto ao trabalho escravo, presente em quase tudo que compramos, a solução é achar meios alternativos de não comprar só naquele meso lugar e tudo mais, pesquisar e tal!
      Fico feliz de saber que tem gente como você no mundo que também se intera do que rola fora da arte/moda.

      Muito obrigada pelo carinho e volte quando quiser!
      Um beijo!

      Excluir
  14. Olá Sofia dos posts que vim conferir aqui n teu cantinho este foi oque mais gostei, mais espontâneo e super divertido :) deu para perceber que você realmente estava super a vontade com tudo e linda como sempre .. achei sua dica de diminuir o consumo e adotar os brechós super válida também ..bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunna!

      Como sempre, é muito bom ver você aqui! É lendo comentários assim de pessoas como você que me fazem me dedicar cada dia mais a escrever no blog!

      :D obrigada pelo carinho!

      Um beijo!

      Excluir
  15. Ganhou uma seguidora fiel.Parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  16. adoro brechos mas confesso, quando entro vou direto nos casacos pra ver ci eu acho peles legitimas e raras ke veio de outro pais ou pecas daki mesm. tenho uma colecao de casacos e acessorios de pele tudo comprado em brecho

    ResponderExcluir